Descubra os melhores tratamentos para fobia

Quando falamos sobre fobia, estamos falando sobre um medo irracional que se tem perante a algum objeto ou situação, e não adianta falarmos para o paciente que ele não deve ter medo de determinada coisa e listar os motivos óbvios para isso.

Precisamos empregar um método de tratamento eficaz para que o paciente descubra isso e passe por todos os processos! E foi pensando nisso que o artigo de hoje resolveu trazer os melhores tratamentos para fobia, que você pode utilizar dentro do seu ambiente de trabalho, confira.

1 – Terapia de exposição

Com duração de seis semanas, o nome dessa terapia já nos sugere como ela funciona, por meio da exposição constante do indivíduo com aquilo que ele mais teme. A exposição vai acontecendo até que o objeto ou situação, se torne menos assustadora.

Quando experenciamos nosso piores medos, podemos passar a aceitar melhor a situação, mesmo que fique um receio, isso não atrapalha mais a nossa vida como acontece na fobia.

A terapia vai funcionar pelo decréscimo de medo que advém do conhecimento! Ou seja, o cliente vai vendo, a partir da exposição, que nada acontece, e isso vai mudando aquele pensamento irracional que comentamos lá em cima.

Mas claro, propor esse método a um cliente nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso estabelecer uma relação de confiança antes! O cliente precisa saber que pode confiar no terapeuta, por isso não comente do método já na primeira sessão, por exemplo! Tente criar uma relação antes, e entender melhor sobre a fobia do cliente antes de empregar a técnica.

2 – Auto – conhecimento

Há um provérbio chinês bem famoso que diz que aquele que consegue conhecer a si mesmo, e conhecer o inimigo, não teme nenhuma batalha! Essa frase pode ser utilizada nos dias de hoje dentro da ciência, e mais especificamente como um norte no tratamento de fobia.

A informação nesse caso é o componente externo e o autoconhecimento, o componente interno! E nesse método o cliente vai ter papel fundamental e ativo dentro do tratamento.

A partir do momento que ele vai se conhecendo, através da terapia ele vai entendendo seus medos, e achando dentro de si mesmo modos de o enfrentar.

É um processo um pouco mais longo, mas que também tem mostrado resultados surpreendentes, e que não ajuda somente na fobia, mas em outros aspectos da vida do cliente.

3 – Hipnose

E por fim, mas não menos importante a hipnose, que tem se revelado bem eficaz para o tratamento dos mais diversos tipos de fobia! A partir do método o paciente vai descobrir o que causou sua fobia, e o profissional vai fazer toda uma ressignificação do medo, mudando a compressão do problema, e os aspectos positivos e negativos.

O cliente vai descobrir se aquilo tem relação com sua infância, e foi desencadeado somente agora, por exemplo!

Além disso, durante o tratamento o cliente vai aprender técnicas de auto–hipnose para ampliar seu repertorio e conseguir controlar sua ansiedade diante do objeto ou da situação de fobia.

Published in Hipnoterapia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *